Resenha - Eleanor & Park

terça-feira, fevereiro 07, 2017

Foto: Marinspira

Olá leitores desse blog maravilhoso! Bom, primeiramente, Meu nome é Beatriz Stellet, tenho 14 anos e sou escritora do blog Tempestarei. A partir de hoje vou contribuir para esse blog tão amorzinho, fazendo resenhas literárias, e quem sabe, outros tipos de posts. Então vamos logo à resenha!

Essa resenha NÃO contém spoilers
Autora: Rainbow Rowell
Editora: St. Martin’s Griffin
Páginas: 320
Minha nota: ★★★★
Sinopse: 
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.
Confesso que o quê me fez querer ler esse livro foi essa capa que é simplesmente puro amor. Achei tão fofa, e decidi na hora que tinha que ler, afinal, eu nem tinha lido a sinopse antes de começar a ler, tampouco uma resenha.

 A minha impressão inicial foi de que o livro era puro clichê adolescente (e tecnicamente era), já que seguia aquele padrão: adolescentes ruins - garota que sofre bulliyng - garoto que fica com pena, mas tem medo de ser criticado por isso. Porque é fato, rir dos outros é a coisa preferida dos adolescentes. Minha segunda impressão foi de que o livro era um tédio, pela repetição dos fatos nos capítulos iniciais, apesar de serem capítulos pequenos, era chato ler a mesma coisa suscetivamente. Mas com o desenrolar da história, minha opinião mudou totalmente. 

Primeiramente porque eu sorri tanto lendo esse livro que até fiquei impressionada, porque é muita coisinha fofa, te faz lembrar a época de namorinhos na escola, aquele primeiro amor, sabe? É muito gostoso acompanhar a história, e ver como as coisas simplesmente acontecem.

O livro aborda questões como abuso moral, físico, insegurança, preconceito, adolescência, família, e primeiro amor, sem deixar de ser leve e bem humorado. Eleanor é insegura e se acha inferior às outras meninas. Seus pais são separados, e ela mora em uma casa pequena com os irmãos, a mãe e o padrasto que é totalmente controlador e agressivo, o que faz com que toda a família viva em um ambiente hostil, além de passarem por extremas necessidades. Park por sua vez vive em uma família totalmente saudável, com pais que ainda se amam, um irmão e avós que moram do outro lado da rua. 

Acho que a diferença entre os dois é que os faz ser tão lindinhos, aliás, os opostos se atraem, não é? Além disso, os dois se ajudam em tudo, e Park é tão fofo que nos faz desejar ter um Park na nossa vida hahaha.

Fiquei realmente impressionada com o fato do livro ser tão simples e delicado e ao mesmo tempo conseguir ser tão envolvente, avassalador e detalhado. Você acompanha cada detalhe da relação dos dois, realmente em nuances.

Uma das coisas que eu não gostei é o fato da narração ser em terceira pessoa, o que não permite uma aproximação total do leitor com os personagens, mas mesmo assim, nos faz sentir minimamente próximos devido a descrição bem detalhada dos momentos.

A segunda coisa que eu não gostei no livro foi o final, que na minha opinião foi chocante. O que já era de se esperar ao ler a sinopse, mas meu Deus, o livro te faz amar os personagens, desejar ler mais momentos fofinhos. Aí tá tudo perfeito entre eles, e no final ocorre uma sucessão de desastres e tudo desaba. 

O fim acaba tornando a história mais realista, já que nem toda história de amor tem um final feliz, e principalmente as reais.

Enfim, super recomendo para quem gosta de histórias leves e fofas, que te estampam um sorriso simples no rosto, e que te fazem vibrar á cada instante desse primeiro amor.

Bom, é isso, espero que tenham gostado! Me digam, já leram? Se não, me contem o que acharam!

Leia também!

37 comentários

  1. Nossa não conhecia esse livro, parece se muito bom, mais um para adicionar aos livros que pretendo ler.Amei seu blog bjos.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que muitas vezes tentei ler este livro mas nunca conseguir terminar. Ultimamente não tenho tido tempo algum para ler sem ser livros da faculdade, mas este post despertou em mim a vontade de ler o livro até o fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também, tinha começado a ler ele muito antes mas parei por falta de tempo. Realmente te entendo. Ahh que bom <3

      Excluir
  3. Oi, Beatriz!
    Que legal você ser colaboradora aqui. Muito sucesso para você.
    Eu estou louca para ler um livro dessa autora, mas não sabia que o final era triste :(

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh obrigadaa <3 Pra você também, viu?
      Não chega a ser um final triste, mas sim decepcionante, sabe?

      Excluir
  4. Também não curto narração em 3° pessoa, acho impessoal. Mas só de ter The Cure no livro e coisinhas geek, já deu vontade de ir comprar haha. Muito completinha sua resenha, e sem spoiler (eu sempre acabo dando spoiler) Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é difícil criar uma ligação com o personagem assim. Ahh sim, isso é muito amor! Obrigada <3

      Excluir
  5. Nossa miga, depois dessa resenha vou ler com certeza,quando eu terminar de ler os mil livros pendentes! Só pela resenha eujá vi queé bem geek mesmo, adoro the smiths, isso me estimulou hahah
    Flor, seu blog é muito bom, estou seguindo!
    Obs: amei seu cabelo!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh esses livros hahaha. Sim é bem geek, um amorzinho. Que amor! Eu e a Mari agradecemos, viu?
      Beijão!

      Excluir
  6. Nunca li esse livro mas já li algumas resenhas falando super bem. Parece mesmo muito romântico :)
    A capa é adorável! Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um amorzinho de livro, completa e totalmente! A capa, nem se fala <3
      Beijão!

      Excluir
  7. Eu amei muito esse livro e odiei muito o final, fiquei olhando e perguntando o que diabos aconteceu ali. Mesmo assim é uma ótima leitura, leve e cativante.
    Amei sua resenha <3

    Born in 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, compartilho do mesmo sentimento. Foi bem decepcionante.
      Obrigada <3

      Excluir
  8. Finais trágicos me lembram muito do tio Nick, ele adora matar nossos personagens preferidos rs. A Rainbow é incrível e sou bem fã do trabalho dela, então é complicado eu dizer algo sobre o livro. Ainda não tive a oportunidade de ler Eleanor e Park, mas ele está na minha lista faz um bom tempo. Assuntos mais pesados geralmente andam tomando conta dos livros, e admito que gosto disso. Traz uma visão diferente da qual nem sempre conhecemos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahahaha verdade. Menina, esse livro puro amor, e acho que os assuntos mais pesados só acentuaram isso. Adoro muito!
      Beijos!

      Excluir
  9. Me lembro quando o livro saiu que eu fiquei super animada querendo ler logo, acabou que eu meio que "enjoei" e não senti maus vontade de ler depois de um tempo. Mas sempre que vejo uma resenha positiva assim a vontade volta hahha. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim com filmes, livros jamais haha. Olha, recomendo miga, é muito bom, mesmo!

      Excluir
  10. Ah, adorei sua resenha, viu? ♥ Parabéns e sucesso aqui no Marinspira :D

    ResponderExcluir
  11. fiquei interessada! ja eu tenho uma visao diferente da capa, ela é linda, mas nao me interessaria por ela, passaria batido. poderiam ter usados os elementos geeks deles pra chamar mais atenção!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sério? Eu achava que era impossível não morrer de amores por ela hahaha Mas existe opinião diferente pra tudo né?
      Beijão!

      Excluir
  12. Meu amigo já havia me recomendado milhões de vezes esse livro,mas ainda não tive oportunidade de ler. A resenha ficou incrível,parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaa! Leia sim, meu bem, é ótimo!
      Beijão!

      Excluir
  13. Aneeeeeim, parece ser bem fofinho mesmo! A capa desse livro é tão maravilhosa, que eu tbm chega senti vontade de ler, só por ela kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tudo muito amor nesse livroo! kkk é bem assim!

      Excluir
  14. Nossa, essa guria parece ser muito legal, viu Duda? amei muito essa resenha kkkkk ❤

    ResponderExcluir
  15. Ah eu amo muito esse livro, já li eles umas 3 vezes e nunca deixo de sentir asmesmas emoções desde a primeira vez que o li. Amei sua resenha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá vontade de ler mil vezes né? Obrigadinhaaa <3

      Excluir
  16. Amei a resenha e despertou meu interesse. Sucesso por aqui querida!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  17. Falou em temática Geek, tô dentro! ;p
    Ando um pouco ausente do mundo da literatura, mas em 2017 espero voltar com tudo! :D
    Ótima recomendação, to anotando tudo! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é isso aí! Também estive meio por fora, mas só no começo de 2016 mesmo haha. É isso aí, focoo!
      Obrigadaa!

      Excluir
  18. Amo livros estilo geek, sempre me prendem atenção, tenho mania de ler livros pela capa, essa é bem fofinha, acho que iria gostar de ler, quanto a resenha, muito bem explicada, gostei muito e me fez interessar pela história...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, ele mistura bastante o românce clichê com o mundo geek, é ótimo!
      Que bom <3

      Excluir
  19. Esse livro é muito amor! Sou daquelas que compra pela capa! Adorei sua resenha, já vou colocá-lo na lista leitura do ano!

    Beijo! Até Mais!
    BLOG | YOUTUBE | INSTAGRAM

    ResponderExcluir

- É sempre um prazer receber os comentários de vocês, leitores! Uma incrível forma de interagirmos!
- Comente aqui o que você achou da postagem e do blog. Dê sua opinião, sugestão e idéias!
- Seu comentário é muito importante, maior que só o tradicional "Gostei"
- Respondo a maioria dos comentários e com certeza visitarei seu blog, caso você deixe o link aqui!

Muito obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥