Resenha - Queria ver você feliz

quinta-feira, março 02, 2017

Olá, meu amores! Hoje é dia de resenha, e falou de resenha eu já estou aqui haha. Hoje decidi falar sobre um livro que eu li a algum tempo, e que já esta até guardado no meu armário (vocês vão entender a ironia ao longo do post).

Essa resenha NÃO contém spoilers
Autora: Adriana Falcão
Editora: Intríseca
Páginas: 160
Minha nota: ★★★★★♡


Sinopse:
Há quem o chame de Eros, Kama, Philea ou Ahava. O Amor, esse personagem mítico, desempenha o papel de narrador na história real do casal Caio e Maria Augusta, pais da autora Adriana Falcão. O Amor se descreve como perfeccionista e obcecado pelos detalhes, nada que o impeça de ser um bocado descuidado com as consequências dos sentimentos que provoca com suas flechas.
Assim, com uma linguagem poética e ao mesmo tempo muito bem-humorada, Adriana revela para seus leitores aquilo que poderia ser descrito como uma história trágica protagonizada por dois personagens atormentados por seus demônios. Apaixonados, Caio e Maria Augusta se casam no Rio de Janeiro da década de 1950 e têm três filhas. Todo o sentimento que eles compartilham não impede que a personalidade exuberante de Maria Augusta se torne mais obsessiva e asfixiante com o passar do tempo, apesar dos medicamentos e dos tratamentos psiquiátricos. Caio, por sua vez, aprofunda uma melancolia que existia nele desde a adolescência, e que culmina nos anos 1970 em tentativas de suicídio.
Mais do que uma história com um final dramático, trata-se de memórias afetivas que alternam momentos de intensa felicidade e outros tantos de dor, como acontece nas melhores famílias.
Lembro me exatamente do dia em que comprei esse livro, junto com o meu amorzinho "a mulher silenciosa". Foi um dia bem especial pra mim, e eu o comprei por acaso, porque eu tenho uma tendência a me atrair por tudo que tenha um aspecto diferente, que foi o caso da capa. Até porque eu não costumo ler as sinopses, prefiro me surpreender.

E devido à essa minha mania, eu fiquei realmente perdida com a narração, até me tocar que o narrador era nada mais, nada menos do que o amor. Tal narração surpreendente foi uma das coisas que mais me cativou nesse livro, apesar de ter me dado uma leve raivinha pela indiferença dele. Porque quando falamos de amor, nós imaginamos tudo muito fofo, cheio de melação, corações e carinho. Não é nada disso.

O livro conta a história verídica dos pais de Adriana, e posso dizer, nunca vi uma relação tão conturbada quanto essa. Maria Augusta é uma pessoa "desequilibrada", manipuladora e cativante, que tem aquele famoso parafuso à menos. Já Caio é mais calado, tímido, e melancólico desde a adolescência. Eles são o perfeito exemplo para aquela velha  teoria " os opostos se atraem".

Eles se casam, tem seus filhos e tinham tudo para dar certo, se não fossem as mentes perturbadas de ambos, principalmente de Maria Augusta.

Durante a narrativa da histórias nos deparamos com cartas enviadas por ambos, detalhando seus sentimentos, angustias e desejos, o que faz com que o leitor entre mais na mente do casal e entenda as situações. O que me cativou bastante, por serem palavras de amor reais, carregadas de sentimentos. E também tem fotos, porque quem não ama livros com fotinhas né? Faz a leitura ser bem mais gostosa.

Se você acha que a julgar pelo nome, o livro conta uma história de amor fofa e feliz, está engando, meu bem. Com o passar do tempo, vemos que o intenso amor de Maria Augusta por Caio, começa a beirar a insanidade, já que certa vez ela supôs que Caio por se atrasar a chegar em casa estivesse morto, e fez um escândalo.

A história em si é linda, mostra que ambos se amaram até o final de tudo. O final, que a propósito foi bem trágico e me deixou de queixo caído e coração partido.

Dois motivos para ler esse livro: 
1 - Não é mais uma história de amor fictícia onde tudo dá certo e todo mundo tem seu final feliz. É uma história real, com problemas reais, e final trágico.
2 - É um livro nacional, e é realmente maravilhoso. É sempre bom incentivar a literatura nacional, não é?

Enfim, espero que tenham gostado. Já leram esse livro? Me contem tudinho!

Leia também!

27 comentários

  1. Fiquei muito curiosa! Mas normalmente sou bem final Cinderela, quando tem finais trágicos eu choro muito hahaha Mas como sou uma pessoa curiosa e você deu estrelas e coração eu vou ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahahaha sei como é! Eu sou bem eclética,então não sofro muito disso. hahahaha compartilho desse mesmo karma.

      Excluir
  2. Não conhecia e nunca tinha ouvido falar, mas parece uma história interessante e cativante. Fiquei curiosa, será que vende em Portugal?

    Beijinho,
    Ju, Cor Sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sei não, viu. Mass e tu procurar na internet capaz de achar haha
      Beijos!

      Excluir
  3. Mari e suas indicações de livros maravilhosas!
    Menina, se depender de você, vamos todos falir nas livrarias! Confesso que já estou sofrendo por saber do final trágico, mas prefiro assim: nem todas as histórias são contos de fada!

    Beijo! Até Mais!
    • www.deixeapenasfluir.com.br •

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh verdade hahaha <3 Sim, as vezes é bom fugir do conto de fadas habitual e ver que a realidade dá tapa na cara!
      Beijão!

      Excluir
  4. Olá Mari.

    Eu achei você tão lindinha. Seu blog realmente inspira, tudo bem organizado e limpo.
    Sobre a resenha, eu achei sua dissertação ótima.
    E somos exatamente iguais nesse aspecto, caso um livro me chame atenção, eu levo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi a Mari que escreveu, mas nós duas agradecemos hahaha <3
      Eu sou total atraida pelo visual <3
      Beijão!

      Excluir
  5. É exatamente esse tipo de história que me interessa. Os livros só contam histórias que, normalmente, não acontecem na vida real. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,acaba perdendo a graça ler só contos de fadas haha

      Excluir
  6. Nossa, to impressionada! A história realmente foge totalmente dos clichês de histórias de amor (oq eu adoro...), fiquei bem curiosa e acho q vou adicionar a minha lista imensa d livros para ler... Adorei! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adiciona sim guria, juro que vale a pena haha <3
      Beijão!

      Excluir
  7. Nossa apaixonei pela resenha, pelos trechos que você fotografou, realmente parece retratar o amor de forma verdadeira, com todos os problemas e defeitos das pessoas envolvidas. E por conta disso já era de se esperar que não tenha um felizes para sempre (apesar de a gente sempre torcer pra isso).
    Excelente resenha, dá gosto de ler!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, por ser tão real, era de se esperar hahaha, é quase uma biografia.
      Obrigadaaaaa <3
      Beijão!

      Excluir
  8. Nossa, que livro, hein. Parece ser uma história bem... esqueci a palavra kkk. Mas parece ser bem interessante, nunca ouvi falar. vou até indicar pra uma amiga minha, ela ama esses tipos livros!! Beijão

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah indica sim porque mega vale a pena haha <3
      Beijos!

      Excluir
  9. Tem final infeliz? omg! não gosto nada! ehehe mas toda a estética do livro é muito bonita e a historia parece bonita!

    Já agora, as imagens estão brutais!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei bem triste com isso haha, mas sim o livro é lindo!
      Sim, me apaixonei pelas fotos também <3
      Beijos!

      Excluir
  10. Nunca ouvi falar desse livro, mas achei a resenha dele muito interessante.
    Eu gosto muito de ler e já coloquei na minha listinha aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom sim haha, vale a pena ler <3
      Beijão!

      Excluir
  11. Não conhecia ,mas estou muito curiosa para ler <3 Achei bem interessante pelo fato de ser uma historia real

    Amei a resenha <3

    ResponderExcluir
  12. Eu nunca tinha ouvido falar dessa história, mas achei curiosa e diferente hehehe. Fiquei com vontade de ler, especialmente por você ter falado tantos elogios e pela sua nota ♥ Beijoos! Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  13. Fico feliz que a literatura nacional tem sido mais reconhecida ultimamente. Adorei sua resenha, o livro parece interessante. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Final infeliz? Já fiquei curiosa! Amo livros com finais felizes, mas é sempre bom ler um com o final infeliz heheheh!
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  15. Também tenho a mesma mania que você de não ler a sinopse do livro haha, as rara vezes que eu ando lendo é quando ou acabo o livro ou quando estou na metade (muito bom né? hahaha). Algumas vezes acabo me ferrando por isso, leio livros que acabam não me agradando tanto, enfim. Também me senti bem atraída pela capa, e mais ainda pela sua resenha. Fiquei curiosa com o tal final trágico.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia e fiquei muito curiosa, justamente por tratar um romance de forma mais realista e natural. Também concordo que devemos incentivar a cultura nacional. Capa linda também <3 Abraço :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  17. Já quero ler esse livro! Primeiro porque é nacional e segundo porque é narrado pelo Amor, gostei disso, me faz lembrar de A Menina que Roubava Livros que é narrado pela Morte.
    Me interessei bastante pelo livro, já vou procurar ele para comprar.
    Adorei a resenha, ficou ótima!

    ResponderExcluir

- É sempre um prazer receber os comentários de vocês, leitores! Uma incrível forma de interagirmos!
- Comente aqui o que você achou da postagem e do blog. Dê sua opinião, sugestão e idéias!
- Seu comentário é muito importante, maior que só o tradicional "Gostei"
- Respondo a maioria dos comentários e com certeza visitarei seu blog, caso você deixe o link aqui!

Muito obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥