Resenha: Um ano bom

sábado, maio 26, 2018

Foto: Marinspira
Essa resenha NÃO contém spoilers
Autor: Ana Faria
Editora: Letramento
Páginas: 320
Minha nota: ★★★★
Onde comprar: Saraiva // Letramento
❤ Livro cedido pela editora
Sinopse: 
Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vão se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente.
Em seu último ano do ensino médio, após ser convidada a se retirar da antiga escola (leia-se expulsa), Clara, a novata, não é uma garota convencional. Carregando traumas do passado e problemas familiares, ela tenta não se meter em confusão mais uma vez e agir como se não estivesse ali, o que parece praticamente impossível com os seus cabelos vermelhos e seu estilo completamente diferente, ainda mais quando Cristopher, o popular da turma, tenta se aproximar dela.

Depois de muitos foras, que duram algumas páginas, a menina, ainda insegura e com medo de não ser suficiente ou desse "amor" que o garoto diz sentir não passe de armadilha dele e dos amigos para que ela seja motivo de piada, ela finalmente se rende a Cris, que realmente está completamente encantado por ela.

Mas o "felizes para sempre" desse relacionamento complicado não começa por aí, aliás, Jéssica, a ex-namorada de Crishtopher que não aceita o término do relacionamento, faz de tudo para que esse final feliz não aconteça, mesmo não sabendo do relacionamento, que até então é secreto. Porém, aos poucos, percebemos que o que parecia ser incompatível e impossível, poderia ser facilmente chamado de "alma gêmea" e encontro perfeito. Aliás, de uma compatibilidade dessas não se deve desistir fácil assim.

Sim, Um ano bom é sim um livro beeeem clichê, porém, com uma grande diferença das demais: a emoção. Não é apenas dois adolescentes completamente diferentes que se apaixonam. É além disso. Nos mostra diversos lados e trata de diversos assuntos que as vezes optamos deixar de lado, mas que realmente precisam ser discutidos (tais como gravidez na adolescência, bullying, fé, superação, aceitação, perdão, autoconfiança e violência doméstica).

O livro é narrado em terceira pessoa (o que, pra mim, no início, foi um problema, mas logo se tornou uma leitura incrivelmente confortável), tem uma capa muito detalhada e simples ao mesmo tempo, o que se torna harmônico e chamativo (sim, eu o compraria pela capa), um enredo maravilhoso e personagens super complexos que você pode rapidamente se identificar (eu, por exemplo, me identifiquei demais com a Clara).

Não tenho o que reclamar, entretanto, é notável alguns erros de edição, o que mesmo assim, não se torna um problema, pois pode facilmente passar despercebido pela empolgação que a leitura proporciona.

Resumindo, Um ano bom é um livro maravilhoso, que nos ensina diversas coisas, nos faz se sentir como se estivéssemos passando pela situação dos personagens - o que poucos livros conseguem proporcionar e nos emociona a cada página com o romance lindo e improvável de Clara e Crish.

Esse é, pra mim, um livro muito especial: o primeiro livro da minha primeira parceria com o blog. Não só o livro em si, como também sua história, que me mostrou que as vezes a vida pode nos guiar para o caminho que achamos errado para que possamos chegar a estrada certa. E eu agradeço imensamente a editora por essa parceria! Obrigada, Letramento!

Leia também!

12 comentários

  1. Compraria pela capa também kk! Adoro livros clichês, ainda mais quando é de adolescentes. Achei bem legal a história e fiquei curiosa pra saber mais sobre a Clara e por que ela foi expulsa.

    Beijos
    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia, Mari. Confesso que também vou muito pela capa hahahaha adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, adoro livro com tema romance e achei muito interessante mostrar assuntos que são muito importantes ser abordados! Parece ser muito bom! Quero muito ler! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu também vou muito pela capa kkkk não conhecia não adorei sua resenha sucesso

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, como vai? Confesso que ainda nao conhecia esse livro, mas eu gostei bastante da sua indicação. beijos

    ResponderExcluir
  6. Menina, eu compraria SUPER pela capa, que coisa mais linda! Gostei muito da resenha, o livro parece ser bem bacana!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que fiquei interessada só pela capa a primeira vista, mas é o tipo de leitura que gosto.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse, mas adorei a capa e a sua resenha me deixou bastante curiosa, vou procurar nas livrarias por aqui pra ver se acho :D

    ResponderExcluir
  9. Além da capa ser muito original, tem um tema interessante, não é um livro do estilo que eu compraria, mas que se alguém me emprestasse leria. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa do livro linda e bem jovial, acho que combina com a historia.
    Parece ser um romance lindo de adolescentes, deve ser uma leitura bem agradável.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  11. Hey
    Adorei sua resenha!
    Esse tipo de livro não é o dos que eu gosto, não curto muito esses romances adolescentes (só em filmes kk)
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Não li esse livro ainda, mas confesso que amo o gênero! Tua resenha ficou ótima e já vou procurá-lo.

    ResponderExcluir

- É sempre um prazer receber os comentários de vocês, leitores! Uma incrível forma de interagirmos!
- Comente aqui o que você achou da postagem e do blog. Dê sua opinião, sugestão e idéias!
- Seu comentário é muito importante, maior que só o tradicional "Gostei"
- Respondo a maioria dos comentários e com certeza visitarei seu blog, caso você deixe o link aqui!

Muito obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥