Resenha: Um ano bom

sábado, maio 26, 2018

Foto: Marinspira
Essa resenha NÃO contém spoilers
Autor: Ana Faria
Editora: Letramento
Páginas: 320
Minha nota: ★★★★
Onde comprar: Saraiva // Letramento
❤ Livro cedido pela editora
Sinopse: 
Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vão se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente.
Em seu último ano do ensino médio, após ser convidada a se retirar da antiga escola (leia-se expulsa), Clara, a novata, não é uma garota convencional. Carregando traumas do passado e problemas familiares, ela tenta não se meter em confusão mais uma vez e agir como se não estivesse ali, o que parece praticamente impossível com os seus cabelos vermelhos e seu estilo completamente diferente, ainda mais quando Cristopher, o popular da turma, tenta se aproximar dela.

Depois de muitos foras, que duram algumas páginas, a menina, ainda insegura e com medo de não ser suficiente ou desse "amor" que o garoto diz sentir não passe de armadilha dele e dos amigos para que ela seja motivo de piada, ela finalmente se rende a Cris, que realmente está completamente encantado por ela.

Mas o "felizes para sempre" desse relacionamento complicado não começa por aí, aliás, Jéssica, a ex-namorada de Crishtopher que não aceita o término do relacionamento, faz de tudo para que esse final feliz não aconteça, mesmo não sabendo do relacionamento, que até então é secreto. Porém, aos poucos, percebemos que o que parecia ser incompatível e impossível, poderia ser facilmente chamado de "alma gêmea" e encontro perfeito. Aliás, de uma compatibilidade dessas não se deve desistir fácil assim.

Sim, Um ano bom é sim um livro beeeem clichê, porém, com uma grande diferença das demais: a emoção. Não é apenas dois adolescentes completamente diferentes que se apaixonam. É além disso. Nos mostra diversos lados e trata de diversos assuntos que as vezes optamos deixar de lado, mas que realmente precisam ser discutidos (tais como gravidez na adolescência, bullying, fé, superação, aceitação, perdão, autoconfiança e violência doméstica).

O livro é narrado em terceira pessoa (o que, pra mim, no início, foi um problema, mas logo se tornou uma leitura incrivelmente confortável), tem uma capa muito detalhada e simples ao mesmo tempo, o que se torna harmônico e chamativo (sim, eu o compraria pela capa), um enredo maravilhoso e personagens super complexos que você pode rapidamente se identificar (eu, por exemplo, me identifiquei demais com a Clara).

Não tenho o que reclamar, entretanto, é notável alguns erros de edição, o que mesmo assim, não se torna um problema, pois pode facilmente passar despercebido pela empolgação que a leitura proporciona.

Resumindo, Um ano bom é um livro maravilhoso, que nos ensina diversas coisas, nos faz se sentir como se estivéssemos passando pela situação dos personagens - o que poucos livros conseguem proporcionar e nos emociona a cada página com o romance lindo e improvável de Clara e Crish.

Esse é, pra mim, um livro muito especial: o primeiro livro da minha primeira parceria com o blog. Não só o livro em si, como também sua história, que me mostrou que as vezes a vida pode nos guiar para o caminho que achamos errado para que possamos chegar a estrada certa. E eu agradeço imensamente a editora por essa parceria! Obrigada, Letramento!

Leia também!

1 comentários

  1. Compraria pela capa também kk! Adoro livros clichês, ainda mais quando é de adolescentes. Achei bem legal a história e fiquei curiosa pra saber mais sobre a Clara e por que ela foi expulsa.

    Beijos
    Boas de Papo

    Instagram Boas de Papo

    ResponderExcluir

- É sempre um prazer receber os comentários de vocês, leitores! Uma incrível forma de interagirmos!
- Comente aqui o que você achou da postagem e do blog. Dê sua opinião, sugestão e idéias!
- Seu comentário é muito importante, maior que só o tradicional "Gostei"
- Respondo a maioria dos comentários e com certeza visitarei seu blog, caso você deixe o link aqui!

Muito obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥